Guia do Campeonato Norueguês (EliteSerien) 2020:
O Campeonato Norueguês já esta rolando e este é considerado um dos melhores campeonatos para se apostar!
Já estamos na 12° rodada e com muitas boas surpresas ate aqui.
Regras do campeonato para a temporada 2020:
O campeonato será disputado por 16 equipes em formato de turno e retorno com as equipes de enfrentado 2 vezes, uma em seus domínios e outra no campo adversário; Totalizando 30 jogos por equipe 15 em cada turno. Neste campeonato o Campeão ganha vaga para os Play offs da Liga dos campeões, o 2° e 3° colocados ganham o direito de disputar os Play offs da Liga Europa. Serão rebaixados de forma direta para a segunda divisão o ultimo e penúltimo colocados e o 14° irá disputar um play off com o 3° colocado da segunda divisão para ver quem fica com a vaga na primeira divisão.
Curiosidades e Informações da liga:
Maiores campeões : Rosemborg (26 titulos), Fredikstad(9 titulos), Viking(8 titulos) Valerenga( 5 titulos);
Em 2010, o Rosenborg tornou-se o primeiro clube a terminar a Eliteserien sem perder um único jogo (o recorde perdura até hoje). O recorde de maior número de pontos em uma temporada é de 71, conquistado pelo Molde em 2014. Desde sua criação como um a maior liga do país, em 1963, quarenta e sete clubes já competiram na Eliteserien.
Atual campeão: Molde.
Histórico dos noruegueses em competições europeias:
O Rosenborg (11 vezes) e o Molde (uma vez) são os únicos clubes noruegueses que participaram na fase de grupos da Liga dos Campeões da UEFA. O Rosenborg chegou às quartas de final na temporada 1996-97. O time foi eliminado pela futura vice-campeã Juventus, com 1-3 no placar agregado. Na temporada 1968-69, o Lyn caiu nas quartas-de-final da Taça dos Vencedores das Taças daquele ano para o futuro vice-campeão Barcelona, com um 4-5 no agregado. O Brann sucumbiu perante o Liverpool nas quartas de final da Taça dos Clubes Vencedores de Taças de 1996–97 e o Vålerenga perdeu também nas quartas de final para o Chelsea na última edição da Taça dos Vencedores das Taças, em 1998–99, com um resultado total de 2-6. Rosenborg (duas vezes), Brann e Molde alcançaram as oitavas-de-final da Copa da UEFA/Liga Europa. Além disso, o Tromsø (duas vezes), o Viking (uma vez) e o Sarpsborg 08 (uma vez) participaram da fase de grupos da Copa da UEFA/Liga Europa.
Vindos da divisão Inferior:
IK START
SANDEFJORD
AALESUND
Estatisticas e classificação da liga ate aqui:
Gols: 289
Média de gols 3.01
Vitórias da equipa da casa 46%
Vitórias da equipa visitante 30%
Empates 24%
Cartões amarelos 3.52
Cartões vermelhos 0.14
Mais de 0.5 gols no HT 74%
Mais de 1,5 gols no HT 38,5%
Mais de 2,5 gols FT 63,5%
BTTS 56,3%
Times com mais Clean Sheets : Haugesund , Rosemborg , Sarpsborg, Valerenga ambos com 42%
Melhores Mandantes : Bodo/Glimt 6 jogos e 6 vitorias. Molde 5 Jogos e 5 vitorias;
Pior mandante: Mjondalen 5 jogos 1 vitoria;
Melhor Visitante: Bodo/Glimt 6 jogos 5 vitorias e 1 empate;
Pior Visitante: Aalesund 6 jogos 2 empates;
Melhor ataque : Bodo/Glimt. 43 gols feitos
Melhor defesa: Rosenborg 10 gols sofridos
Jogadores Destaques:
Kasper Junker (Bodo/Glimt) 10 gols em 12 jogos;
Pellegrino (Kristiansund) 9 gols em 12 jogos;
Philip Zinckernagel (Bodo/Glimt) 9 assistencias e 6 grandes chances criadas;
Magnus Eikren (Molde) 5 Assistências;
O Bodo/Glimt vem sendo uma grande surpresa neste inicio de campeonato , com futebol muito bonito extremamente ofensivo , com linhas altas e marcação pressão. É um time de muita intensidade e que vem engolindo seus adversários , principalmente quando joga em seus domínios.
A decepção até aqui tem sido o Rosenborg , se esperava muito desse time por ser o time de maior tradição do pais e ter um elenco com ótimos jogadores, mas isso não vem sido mostrado em campo , o time sofre para ganhar jogos contra times pequenos e fora de casa as atuações do time são muito pobres jogando apenas para não perder.
Comments